Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1547
Título: | Visita técnica a uma fazenda de melhoramento genético bovino como fator motivador de aprendizagem de genética para alunos do ensino médio da zona rural |
Autor(es): | Rodrigues, Yolanda Nunes Rodrigues, Poliana Nunes Brondani, Filomena Maria Minetto |
Palavras-chave: | Genética Metodologias Contextualizada Ensino-aprendizagem Biotecnologia |
Data do documento: | 2017 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica referente aos métodos pedagógicos que favorecem no desenvolvimento do ensino de genética. Especificamente ao estudante das zonas rurais, onde o professor juntamente com os pais e colaboradores da comunidade rural possam juntos obter formas favoráveis no processo de ensino, aprendizado e como as ações praticas favorece o ensino do conteúdo de genética, para que o mesmo faça parte do dia a dia dos alunos. Entretanto a contextualização é implantada nos registros curriculares nacionais do ensino médio que propicie uma educação contextualizada e participativa, assim, evitando uma educação nos modos tradicionais. Foram realizadas pesquisas com base em material bibliográfico com estudos relacionados a métodos e práticas para o ensino de genética destacando o melhoramento genético e algumas biotecnias reprodutivas, frisando os temas hereditariedade, seleção e cruzamento genético, o qual teve o embasamento teórico nos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio, revisados em diversas referencias bibliográficas tais como livros, revistas, artigos, monografias, internet, entre outros. Concluída a analise da revisão bibliográfica, o material pesquisado foi descrito no trabalho de acordo com os parâmetros educacionais. Facilitando na construção de um material que sirva de apoio, de forma que vem colaborar com o professor na sua prática pedagógica contextualizada e o aluno em seu processo de ensino- aprendizagem. |
Descrição: | Artigo Científico apresentado ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (Química e Biologia) da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de especialista. Prof.a Ms.: Filomena Maria Minetto Brondani |
URI: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1547 |
Aparece nas coleções: | Instrumentalização para o ensino de Ciências e Matemática (Química, Física e Biologia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Yolanda Nunes Rodrigues, Poliana Nunes Rodrigues.pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.