Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1556
Título: O ensino de química através de situações problema artigo
Autor(es): Januário, Arlene Pinheiro Da Silva
Santos, José Reis Oliveira Dos
Santos, José Reis Oliveira Dos
Brondani, Filomena Maria Minetto
Palavras-chave: Situações problemas
Ensino de química
Contextualização
Reações químicas
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho trata-se um uma proposta metodológica fundamentada na aprendizagem de reações químicas a partir utilização do conhecimento prático do aluno na resolução de problemas, de ordem particular ou coletiva. Nesta perceptiva, é comum as pessoas se depararem com situações nas quais são aplicadas técnicas transmitidas de geração em geração, a exemplo do vinagre branco para limpar rejunte de pisos, detergente neutro para retirar manchas de chocolate, limão para remover ferrugem, entre outros. No entanto, é pouco comuns educadores utilizarem o conhecimento do cotidiano como instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Uma alternativa para mudar esta realidade é optar pela contextualização a partir utilização do conhecimento prévio do discente como fator gerador da aprendizagem, o que tornará o ensino uma vivência eficiente na construção do conhecimento que atenda as necessidades do educando como Cidadão.
Descrição: Artigo Científico apresentado ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (Química Física e Biologia) da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de especialista. Prof.ªMs. Orientadora: Filomena Maria Minetto Brondani
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1556
Aparece nas coleções:Instrumentalização para o ensino de Ciências e Matemática (Química, Física e Biologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARLENE PINHEIRO DA SILVA JANUÁRIO, JOSÉ REIS OLIVEIRA DOS SANTOS.pdf463.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.