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Título: ANÁLISE FUNCIONAL EM UM ESTUDO DE CASO DE TRANSTORNO DESAFIADOR DE OPOSIÇÃO E TRANSTORNO DE CONDUTA
Autor(es): ALMEIDA, LETÍCIA RANI PIMENTA
FERREIRA, LEOPOLDINA VEIGA GUIMARÃES
ZAMARCHI, PÂMELA FERNANDA
ALVES, DÉBORA RAMOS DE MORAIS
XAVIER, RODRIGO NUNES
BONI, ESTHER PAULLA PESSOA
Palavras-chave: Transtorno Desafiador e Opositivo
Transtorno de Conduta
Análise Funcional.
Data do documento: 2014
Resumo: Os comportamentos antissociais apresentados por crianças são responsáveis por grande parte das indicações a serviços de psiquiatria infantil. Diante de tudo isso, a quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) propõe categorias diagnósticas que representem essa problemática, que são: o transtorno desafiador opositivo (TDO) e o transtorno de conduta (TC). Diversos autores em psicologia afirmam que um ambiente desestruturado e práticas parentais falhas são críticos para essa problemática. A análise funcional, ferramenta comportamental para se avaliar a relação do comportamento com variáveis ambientais, poderia ser útil para a avaliação dos efeitos de ambientes parentais desestruturados sobre os comportamentos disruptivos. Porém, constatou-se por meio de buscas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a escassez de trabalhos brasileiros com este objetivo. Dessa forma, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma avaliação funcional em um estudo de caso. Foram utilizados o documentário “A Ira de Um Anjo” que conta a história de Beth, uma menina vítima de abusos e um modelo para o desenvolvimento de análises funcionais clínicas. O documentário foi assistido e transcrito, de forma que foram identificados os comportamentos apresentados por Beth relacionados aos critérios do DSM para o TDO e o TC. Foram hipotetizadas funções para os comportamentos, como o reforçamento positivo, a generalização de estímulos e o contracontrole. Conclui-se dessa forma que este caso contribui para as especulações teóricas de que crescer em um ambiente desestruturado se mostra determinante para os problemas de conduta, explicitando dessa forma a relevância da avaliação funcional no processo de intervenção.
Descrição: 1 Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA); leticiarani_@hotmail.com. 2 Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). 3 Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). 4 Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). 5 Universidade de São Paulo (USP). 6 Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1769
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