Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2033
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Regiane | - |
dc.creator | Oliveira, Regiane | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-16T13:45:06Z | - |
dc.date.available | 2018-06-16T13:45:06Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2033 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de Bacharel em Enfermagem. Profa. Orientadora: Dra Rosani Aparecida Alves Ribeiro de Souza Co-orientadora: Esp. Denise Fernandes De Angelis Chocair | pt_BR |
dc.description.abstract | As instituições hospitalares necessitam de profissionais qualificados para exercerem suas funções dentro do que se tem como padrão de qualidade na prestação de serviços em saúde. Tal assertiva remete à consideração da importância da educação permanente no tocante ao aprimoramento profissional e institucional, bem como à melhoria da qualidade do processo de atenção em saúde. Este estudo tem como objetivo apresentar a Metodologia da Problematização como experiência pedagógica a ser inserida nas práticas de educação permanente no âmbito hospitalar, num contexto de aprendizagem significativa, com privilégios à ampliação do saber e do fazer. Trata-se de um estudo de revisão de literatura, no qual o referencial teórico primou pela apresentação de conteúdos referentes à educação em serviço, com enfoque direcionado à Metodologia da Problematização, privilegiando os desafios e reflexões acerca da educação continuada e permanente em enfermagem. Sua justificativa centra-se na compreensão da necessidade da realização de momentos e espaços de ensino/aprendizagem em ambientes hospitalares e na indicação da Metodologia da Problematização como importante possibilidade pedagógica. Com base no exposto, considera-se como necessidade imperiosa o desenvolvimento de processos de atualização das ações e atitudes cotidianas no lócus hospitalar com vistas a conquistas significativas na qualidade da prestação de serviços em saúde. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Serviço Hospitalar de Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação Continuada | pt_BR |
dc.subject | Assistência Integral à Saúde | pt_BR |
dc.subject | Papel do Profissional de Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Metodologia da problematização: uma contribuição para a prática da educação permanente em enfermagem no âmbito hospitalar | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Regiane de Oliveira_TCC.pdf | 269.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.