Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2326
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Santos, Larissa Oliveira Dos | - |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Jhonattas Muniz de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-27T19:39:10Z | - |
dc.date.available | 2019-05-27T19:39:10Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2326 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Graduação em Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção de grau de licenciada em Física Orientador: Prof. Me. Jhonattas Muniz de Souza. | pt_BR |
dc.description.abstract | A termodinâmica é um ramo de estudo da física que analisa e quantifica a relação de troca de calor resultante do trabalho realizado por um sistema, seu estudo possibilita uma compreensão das fontes de energia e sua transformação. Com a problemática da falta de abordagem e prática dos conceitos termodinâmicos existentes no ensino de física, o estudo tem como objetivo elaborar uma proposta prática sobre o estudo da segunda lei da termodinâmica para as turmas do 2º ano do ensino médio por meio de uma metodologia experimental para melhor contextualização do componente. Elaborado através de uma revisão bibliográfica, utilizou-se de 23 artigos científicos, 2 livros e 1 monografia obtidos em repositórios digitais e na biblioteca da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA. Foi elaborado um modelo experimental e um guia para fabricação de motor à vapor para contextualização do conteúdo. Dessa forma, o estudo mostra a relevância da experimentação na aprendizagem dos educandos, proporcionando uma compreensão contextualizada da física em seu cotidiano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Proposta de ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Experiementação | pt_BR |
dc.subject | Lei termodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em física | pt_BR |
dc.title | Proposta metodológica de abordagem prática da segunda lei da termodinâmica para o segundo ano do ensino médio. | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LARISSA OLIVEIRA DOS SANTOSpdf | 713.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.