Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2603
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Lara, Jessica Aline De | - |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Fabiula de Amorim | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-05T23:32:27Z | - |
dc.date.available | 2020-02-05T23:32:27Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2603 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de bacharelado em Psicologia. Profº Orientadora: Esp. Fabiula de Amorim Nunes | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho realizou um estudo com acadêmicos de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior privada, tendo como objetivos verificar sinais e sintomas de ansiedade e depressão em situação de prova, com o intuito de contribuir para a melhoria de práticas direcionadas à saúde do acadêmico por parte da instituição, bem como contribuir para a tomada de decisões da orientação educativa com ações que visem a prevenção, orientação e o tratamento de demandas psicológicas. Tratase de uma pesquisa quanti-qualitativa de caráter descritivo e exploratório. Os dados foram colhidos dentro da própria Instituição em uma amostra composta por seis estudantes dentre os períodos do curso, em dois momentos: na semana anterior às provas e durante a semana de provas, os mesmos foram analisados pela proposta de análise de conteúdo de Bardin, bem como correção dos dados obtidos através dos questionários de Beck. A pesquisa contou com a aplicação de questionário aberto com questões referentes à ansiedade, Escala de Ansiedade de Beck (BAI) e Escala de Depressão de Beck (BDI). Os resultados encontrados apontaram que no período que antecede a semana de provas, os acadêmicos apresentaram tanto sintomas de ansiedade quanto de depressão, sendo os níveis moderado e grave, os mais registrados. Já na semana de provas, também foram registrados sintomas de ansiedade e depressão, porém com leve diminuição nos níveis. De acordo com o questionário aplicado, todos os participantes envolvidos na pesquisa acreditam que a ansiedade pode gerar prejuízos no rendimento acadêmico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Depressão | pt_BR |
dc.subject | Acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Prova | pt_BR |
dc.title | Ansiedade e depressão em situação de prova: um estudo sobre desempenho acadêmico com alunos de psicologia | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6832603960917888 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6768972790902873 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jessica Aline De Lara.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.