Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2603
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorLara, Jessica Aline De-
dc.contributor.advisor1Nunes, Fabiula de Amorim-
dc.date.accessioned2020-02-05T23:32:27Z-
dc.date.available2020-02-05T23:32:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2603-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de bacharelado em Psicologia. Profº Orientadora: Esp. Fabiula de Amorim Nunespt_BR
dc.description.abstractEste trabalho realizou um estudo com acadêmicos de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior privada, tendo como objetivos verificar sinais e sintomas de ansiedade e depressão em situação de prova, com o intuito de contribuir para a melhoria de práticas direcionadas à saúde do acadêmico por parte da instituição, bem como contribuir para a tomada de decisões da orientação educativa com ações que visem a prevenção, orientação e o tratamento de demandas psicológicas. Tratase de uma pesquisa quanti-qualitativa de caráter descritivo e exploratório. Os dados foram colhidos dentro da própria Instituição em uma amostra composta por seis estudantes dentre os períodos do curso, em dois momentos: na semana anterior às provas e durante a semana de provas, os mesmos foram analisados pela proposta de análise de conteúdo de Bardin, bem como correção dos dados obtidos através dos questionários de Beck. A pesquisa contou com a aplicação de questionário aberto com questões referentes à ansiedade, Escala de Ansiedade de Beck (BAI) e Escala de Depressão de Beck (BDI). Os resultados encontrados apontaram que no período que antecede a semana de provas, os acadêmicos apresentaram tanto sintomas de ansiedade quanto de depressão, sendo os níveis moderado e grave, os mais registrados. Já na semana de provas, também foram registrados sintomas de ansiedade e depressão, porém com leve diminuição nos níveis. De acordo com o questionário aplicado, todos os participantes envolvidos na pesquisa acreditam que a ansiedade pode gerar prejuízos no rendimento acadêmico.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectAcadêmicopt_BR
dc.subjectProvapt_BR
dc.titleAnsiedade e depressão em situação de prova: um estudo sobre desempenho acadêmico com alunos de psicologiapt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6832603960917888pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6768972790902873pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessica Aline De Lara.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.