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Título: ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DO CONCRETO COM A ADIÇÃO DE RESÍDUOS PNEUMÁTICOS INSERVÍVEIS
Autor(es): OLIVEIRA, MATHEUS HENRIQUE BARZZOTTO DE
Lemes, Silênia Priscila da Silva
Palavras-chave: Resíduo pneumático
Concreto
Aditivo
Sustentabilidade
Engenharia Civil
Data do documento: 2021
Resumo: O uso de resíduos na construção civil é algo fortemente trabalhado nos dias atuais, tendo em vista as diversas maneiras de incorporação, o que versa diretamente sobre as perspectivas de sustentabilidade tão necessárias para o século XXI. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo averiguar as propriedades mecânicas do concreto com a inserção de resíduos pneumáticos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi orientada a partir da observação da literatura pertinente e das normas técnicas de execução dos testes de ensaio. Para isso, foi realizada a confecção dos corpos de prova com traço de referência, traço com 10% e traço com 15% de resíduo pneumático. Os agregados miúdo e graúdo utilizados na produção do concreto foram submetidos à ensaios de caracterização e os corpos de prova foram submetidos à ensaios em estado fresco (Slump Test) e endurecido (resistência à compressão axial, resistência à tração por compressão diametral e teste de absorção de água). Como resultados, os ensaios de resistência à compressão axial e tração por compressão diametral indicaram que os traços de 10% e de 15% apresentaram resistência inferior ao traço de referência nos testes aos 7, 14 e 28 dias. O estudo conclui que a análise das propriedades mecânicas do concreto constituído de resíduo de pneu apresentou desempenho inferior em comparação ao concreto de referência no que tange a resistência à tração por compressão diametral.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3099
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