Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3190
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Bezerra, Daniela Lemos | - |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Roger dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T00:32:31Z | - |
dc.date.available | 2023-01-24T00:32:31Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3190 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa foi desenvolvida levando em consideração aspectos da educação formal, e tem como foco principal o período que corresponde ao ciclo de alfabetização infantil, evidenciando a alfabetização e o letramento como fundamentais no processo de aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo demonstrar conhecimentos atrelados a alfabetização na educação básica, tendo como foco, o estudo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e como ocorre a construção de conhecimentos cognitivos nessa etapa do ensino escolar. De tal forma, a pesquisa em questão, é de cunho bibliográfico e busca analisar as implicações da alfabetização no desenvolvimento educacional do aluno, discorrendo sobre assuntos atuais que abrangem á aprendizagem, na composição do assunto determinado são utilizados dados de relevância encontrados em artigos, revistas científicas, livros, documentos oficiais como a base nacional comum curricular, pacto nacional para a alfabetização na idade certa, plano nacional de educação, conselho nacional de educação e a constituição federal, para melhor compreender o ensino nessa fase educacional. A trajetória que o docente percorre para fazer com que seus alunos aprendam a ler e a escrever, no contexto do letramento é longa e complexa. Sendo assim, constatou-se ao final do trabalho que a educação formal é uma fonte de conhecimento que garante que o ser humano exerça a sua cidadania e é um meio que faz com que o mesmo se integre na sociedade atual. Ao decorrer da pesquisa foi possível compreender o papel da alfabetização e letramento na vida do indivíduo e então infereir que, a alfabetizão diz respeito á codificação e decodificação do código escrito e o letramento está relacionado com a utilização da linguagem em práticas sociais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNIFAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ciclo de alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.title | O ciclo da alfabetização na perspectiva do letramento: a alfabetização no contexto atual | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANIELA LEMOS BEZERRA.pdf | 755.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.