Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3190
Título: | O ciclo da alfabetização na perspectiva do letramento: a alfabetização no contexto atual |
Autor(es): | Bezerra, Daniela Lemos Lima, Roger dos Santos |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Desenvolvimento Infantil Ciclo de alfabetização Aprendizagem Metodologias de ensino |
Data do documento: | 2022 |
Resumo: | A pesquisa foi desenvolvida levando em consideração aspectos da educação formal, e tem como foco principal o período que corresponde ao ciclo de alfabetização infantil, evidenciando a alfabetização e o letramento como fundamentais no processo de aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo demonstrar conhecimentos atrelados a alfabetização na educação básica, tendo como foco, o estudo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e como ocorre a construção de conhecimentos cognitivos nessa etapa do ensino escolar. De tal forma, a pesquisa em questão, é de cunho bibliográfico e busca analisar as implicações da alfabetização no desenvolvimento educacional do aluno, discorrendo sobre assuntos atuais que abrangem á aprendizagem, na composição do assunto determinado são utilizados dados de relevância encontrados em artigos, revistas científicas, livros, documentos oficiais como a base nacional comum curricular, pacto nacional para a alfabetização na idade certa, plano nacional de educação, conselho nacional de educação e a constituição federal, para melhor compreender o ensino nessa fase educacional. A trajetória que o docente percorre para fazer com que seus alunos aprendam a ler e a escrever, no contexto do letramento é longa e complexa. Sendo assim, constatou-se ao final do trabalho que a educação formal é uma fonte de conhecimento que garante que o ser humano exerça a sua cidadania e é um meio que faz com que o mesmo se integre na sociedade atual. Ao decorrer da pesquisa foi possível compreender o papel da alfabetização e letramento na vida do indivíduo e então infereir que, a alfabetizão diz respeito á codificação e decodificação do código escrito e o letramento está relacionado com a utilização da linguagem em práticas sociais. |
URI: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3190 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANIELA LEMOS BEZERRA.pdf | 755.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.