Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/584
Título: O ensino da tabela periódica como objeto de inclusão de surdos na disciplina de Química
Autor(es): Santos, Rosana do Carmo
Palavras-chave: Química
Ensino de Química
Inclusão Social
Jogo Didático
Surdos
Data do documento: 2011
Resumo: A inclusão escolar é uma realidade garantida por lei na educação brasileira. Sabe-se que incluir nem sempre é fácil e existe muita polêmica em torno do assunto. Profissionais reclamam das condições de trabalho, da falta de formação adequada, do número elevado de alunos por turma e, ao se tratar do ensino médio, o desvio na área de formação e atuação. Em turmas inclusivas com deficientes auditivos é necessária a presença de um profissional que conheça a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, bem como de um professor formado na área que atua, para que possam desenvolver metodologias alternativas que facilitem o ensino-aprendizagem de todos os educandos. Esse trabalho tem como objetivo apontar alternativas para facilitar o ensino-aprendizagem em química para turmas inclusivas com presença de surdos. O mesmo sugere a exploração da visão como facilitador da aprendizagem, utilizando o jogo da memória para aprender a tabela periódica.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Licenciatura em Química, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de Licenciado em Química. Prof. Orientador (a): Ms. Filomena Maria Minetto Brondani.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/584
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosana do Carmo Santos_TCC.pdf315.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.