Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/585
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSmaha, Tainan Damacena-
dc.creatorRambo Carla Patrícia-
dc.date.accessioned2017-12-06T18:31:36Z-
dc.date.available2017-12-06T18:31:36Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/585-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção de grau Bacharel em: Psicologiapt_BR
dc.description.abstractO enfoque do lúdico no processo educativo é um dos muitos caminhos que possibilita verificar como uma criança inicia seu processo de adaptação à realidade através de jogos e brincadeiras, além de estimular o seu desenvolvimento. Sua utilização pode ajudar no desenvolvimento social, psicológico e no aprendizado das crianças. E é nesta relação que o brincar se torna ferramenta potencializadora do processo de ensino aprendizagem. O estudo fundamentou-se principalmente através do prisma teórico da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), que tem como grande expoente Carl Rogers e por se tratar de crianças, buscou-se também contribuições da Ludoterapia, desenvolvida por Vírginia Axline embasados pela mesma abordagem. Tendo o lúdico a essa magnitude no processo educativo, o presente estudo buscou compreender se, os professores utilizam o lúdico como facilitador no processo de ensino aprendizagem? Para responder a questão, foi realizado uma entrevista semi-estruturada, com treze professores do ensino infantil utilizando do método de pesquisa descritivo analítico. A partir da analise das entrevistas, foi possível perceber que o lúdico é utilizado na escola, ora, como um auxiliador do processo de aprendizagem, ora como atividade normal. Entretanto não sabemos até que ponto está diretamente relacionada ao ensino. Entendendo que a atividade lúdica é uma ferramenta bastante importante para auxiliar no processo de ensinoaprendizagem das crianças, pois consegue envolvê-las e transmitir um conhecimento. Não obstante, é importante que tanto as crianças como o professor saibam utilizar esse material de forma a gerar um aprendizado realmente significativo, ao contrário só teremos a sua utilização como uma atividade relacionada à recreação.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectAbordagem centrada na pessoa (ACP)pt_BR
dc.titleConcepção de professores da educação infantil sobre o lúdico no processo de ensino aprendizagempt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAINAN DAMACENA SMAHA.pdf776.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.