Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/595
Título: Proposta metodológica para o ensino-aprendizagem de forças intermoleculares da disciplina de Química no ensino médio
Autor(es): Conde, Thassiane Telles
Palavras-chave: Química
Ensino de Química
Dificuldade de Aprendizagem
Forças Intermoleculares
Experimentação
Contextualização
Data do documento: 2012
Resumo: O ensino de química é motivo de preocupação para os educadores, pois em muitos casos o mesmo é transmitido de modo repetitivo, sendo decorado pelo aluno e com conhecimentos não aliados ao cotidiano. Este trabalho sugere uma proposta metodológica para o ensino de forças intermoleculares, conteúdo que é geralmente abordado no terceiro ano do ensino médio, o qual sugere aliar a teoria e prática através da contextualização e experimentação, com a finalidade de reduzir as dificuldades de aprendizagem. Nesse sentido a proposta metodológica partirá do princípio da verificação do conhecimento prévio do aluno, utilizará imagens para favorecer a compreensão de fenômenos que não podem ser visualizados em nível macroscópico, empregará o uso de frases contextualizadoras e usará experimentos para comprovação da teoria e maneira de despertar a curiosidade.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de licenciada em Química. Profa. Orientadora: Ms. Filomena Maria Minetto Brondani
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/595
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thassiane Telles Conde_TCC.pdf340.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.