Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/595
Título: | Proposta metodológica para o ensino-aprendizagem de forças intermoleculares da disciplina de Química no ensino médio |
Autor(es): | Conde, Thassiane Telles |
Palavras-chave: | Química Ensino de Química Dificuldade de Aprendizagem Forças Intermoleculares Experimentação Contextualização |
Data do documento: | 2012 |
Resumo: | O ensino de química é motivo de preocupação para os educadores, pois em muitos casos o mesmo é transmitido de modo repetitivo, sendo decorado pelo aluno e com conhecimentos não aliados ao cotidiano. Este trabalho sugere uma proposta metodológica para o ensino de forças intermoleculares, conteúdo que é geralmente abordado no terceiro ano do ensino médio, o qual sugere aliar a teoria e prática através da contextualização e experimentação, com a finalidade de reduzir as dificuldades de aprendizagem. Nesse sentido a proposta metodológica partirá do princípio da verificação do conhecimento prévio do aluno, utilizará imagens para favorecer a compreensão de fenômenos que não podem ser visualizados em nível macroscópico, empregará o uso de frases contextualizadoras e usará experimentos para comprovação da teoria e maneira de despertar a curiosidade. |
Descrição: | Monografia apresentada ao curso de Graduação em Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de licenciada em Química. Profa. Orientadora: Ms. Filomena Maria Minetto Brondani |
URI: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/595 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Thassiane Telles Conde_TCC.pdf | 340.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.