Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1271
Título: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM DIDÁTICA E PEDAGÓGICA INOVADORA AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Autor(es): SILVA, WALTER JUNIOR CAMARGO DA
Palavras-chave: Química
Ensino de Química
Parâmetros Curriculares Nacionais
Formação do Professor
Data do documento: 29-Jun-2012
Resumo: O objetivo deste trabalho foi discorrer sobre a importância de uma abordagem didática e pedagógica inovadora no processo de ensino aprendizagem de química. Dentre os aspectos analisados, buscou-se ressaltar o quanto a química é importante para o desenvolvimento sócio-cultural do aluno e quais caminhos é possível delinear para levar a química ao alcance desses alunos. Para a fundamentação desta pesquisa utilizou-se a revisão de literatura baseada em diversos documentos e teorias que discorrem acerca do tema. Diante das pesquisas bibliográficas realizadas, foi possível constatar um quadro de obstáculos que ainda persiste no ensino eficaz da química, a despeito de inúmeras reformas e propostas feitas através de documentos, sobretudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Realça assim, a necessidade de se reformular e abordar criticamente o ensino dessa ciência que é de suma importância para a construção da cidadania, de modo a tirá-la do marasmo e do desinteresse com que é tratada pelos alunos. Além disso, todo o sistema escolar deve repensar sua concepção sobre o ensino da química, pois enquanto se perpetuar o método tradicional, essa disciplina não será vista com a real importância e interesse que desperta e merece.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de Licenciado em Química. Orientadora: Profª. Ms. Nathália Vieira Barbosa
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1271
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.