Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1278
Título: Ludo terapia: crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH
Autor(es): Piola Krislen Mendonça
Palavras-chave: Psicologia
Hiperatividade
Ludoterapia
Psicoterapia
Teoria humanista
Data do documento: 2017
Resumo: O presente estudo focalizou a importância da ludoterapia em atendimento psicoterapêutico em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), buscando compreender como a terapia lúdica contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças com esse transtorno de déficit de atenção, visto que os jogos e as brincadeiras constituem meios naturais de autoexpressão infantil. Utilizou-se como instrumento norteador as intervenções psicológicas fundamentadas na teoria humanista, pois esta procura direcionar seus estudos centrados no ser humano, no caso em tela, a criança hiperativa. A Ludoterapia se mostra um instrumento transformador neste contexto, pois além de permitir uma interação mais prazerosa da criança com o psicoterapeuta, traz em seu cerne contribuições importantes de diversos teóricos que se dedicaram ao trabalho com crianças ao longo do tempo. Assim, buscando informações relevantes ao fenômeno pesquisado fundamenta-se a pesquisa no estudo bibliográfico de revisão de literatura de abordagem qualitativa. Diante das teorias estudadas foi possível verificar que, embora existam diversos estudos acerca do tema, a falta de informações (sobre como lidar, agir), é causa determinante na postura adotada com as crianças hiperativas, assim tem-se como sugestão que os profissionais busquem o máximo de informações e, assim, adotem métodos que possibilitem o sucesso no atendimento de crianças com TDAH, no convívio e ainda possam repassar estes conhecimentos aos familiares a fim de beneficiar àquelas crianças hiperativas sejam vistas não como incapacitantes, mas sim com alto potencial cognitivo, bastando apenas ter a intervenção correta para aflorar o desenvolvimento dessas crianças.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de Bacharel em Psicologia. Orientadora: Profª. Ms. Carla Patrícia Rambo Matheus.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1278
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KRISLEN MENDONÇA PIOLA.pdf562.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.