Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1720
Título: | Ensinando língua portuguesa para pessoas surdas numa perspectiva de segunda língua |
Autor(es): | Kuhn, Irma Margarida Mendes, Mirian de Lima Lima, Rizélia da Silva Pagani, Mario Mecenas |
Palavras-chave: | Surdez Língua de Sinais Bilinguismo Português como Segunda Língua |
Data do documento: | 2012 |
Resumo: | Este artigo propõe uma reflexão sobre o caminho percorrido no processo de ensino e aprendizagem da pessoa surda, bem como, orientações pedagógicas que vem de encontro com as práticas inclusivas propostas nos documentos que orientam a educação brasileira. Traz a trajetória da educação mostrando as mudanças e práticas utilizadas no passado e as práticas metodológicas atuais. O trabalho revela a partir de buscas bibliográficas a importância do ensino da língua portuguesa como segunda língua (L2) para o aluno com surdez, bem como a necessidade de se utilizar a língua de sinais como língua de instrução em sala de aula principalmente para o ensino do Português como (L2). |
Descrição: | 1. Graduada em Pedagogia, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em LIBRAS. 2. Graduada em Física – Licenciatura, Especialista em LIBRAS. 3. Graduada em Pedagogia, Especialista em Gestão Escolar e em LIBRAS. 4. Graduado em Educação Física, Especialista em Educação Física, Mestre em Educação Física, Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos – PY. |
URI: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1720 |
Aparece nas coleções: | Revista Científica FAEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Irma Margarida Kuhn_TCC.pdf | 131.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.