Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2104
Título: Experimentos em química para deficientes visuais: uma proposta metodológica
Autor(es): De Oliveira, Maria Alexandra
Palavras-chave: Licenciatura em química
Deficiência visual
Ensino de química
Recursos didáticos
Experimentos em química
Data do documento: 2018
Resumo: É notório que há inserção de alunos portadores de deficiência, em especial os visuais no ensino regular, porém observam-se ainda entraves que prejudicam essa inclusão, citam-se alguns: falta de preparo dos educadores, estrutura inadequada das escolas, falta de materiais e roteiros adaptados. Seguindo Vigotski ao defender que os alunos com necessidades especiais devem aprender os mesmos conteúdos com o mesmo grau de exigência que os demais, este estudo objetiva discorrer sobre as dificuldades encontradas em termos metodológicos para o ensino de Química Experimental para os deficientes visuais do Ensino Médio, e, aliado a isso, elaborar uma proposta metodológica adaptada, para auxiliar no ensino de Química em termos de compreensão do conteúdo em que alunos poderão relacionar a prática com a teoria.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura em Química, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciada em Química. Profª Orientadora: Ms. Filomena Maria Minetto Brondani.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2104
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Alexandra de Oliveira.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.