Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2532
Título: ENSINANDO QUÍMICA ATRAVÉS DE UMA BRINCADEIRA DA INFÂNCIA: UMA PROPOSTA NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA
Autor(es): OLIVEIRA, MARIA HELENA DA SILVA
Souza, Jhonattas Muniz de
Palavras-chave: Química
Infância
Lúdico
Tabela Periódica
Proposta Pedagógica
Data do documento: 26-Nov-2019
Resumo: O sistema brasileiro de educação juntamente com as legislações que regem o processo ensino-aprendizagem têm se voltado muito para as metodologias pertinentes à pratica docente, tal como desenvolver métodos que estimulem a aprendizagem dos alunos. É sabido também, que desde a infância todos aprendem de alguma forma, desde uma brincadeira ou jogo que contemple o estímulo. Ao chegar aos últimos anos do ensino fundamental surge a disciplina de química a qual apresenta conteúdos exaustivos e desinteressantes para muitos alunos, o que acarreta uma grande preocupação dos professores em torno de efetivar a aprendizagem dos alunos. Este trabalho acadêmico tem como objetivo abordar como os professores podem ensinar química de forma a contemplar a aprendizagem através das brincadeiras da infância, e até mesmo jogos lúdicos, que por sua vez têm o poder de chamar a atenção dos alunos para uma participação mais efetiva e prazerosa nas aulas de química. A metodologia utilizada para a realização desse estudo aconteceu por meio de uma pesquisa bibliográfica, a fim de elaborar uma proposta metodológica para ser aplicada para alunos do ensino médio. Entre os conteúdos abordados no referencial teórico estão; a concepção de infância, a definição do lúdico. Utilização do lúdico como ferramenta pedagógica nas aulas de química, a história da tabela periódica e as metodologias utilizadas para o seu ensino. Por fim, apresenta uma proposta pedagógica fazendo uso de uma brincadeira da infância que pode ser utilizada para o ensino da tabela periódica no nono ano do ensino fundamental nas aulas de química.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Licenciatura em Química, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de licenciado em Química. Prof. Orientador: Me. Jhonattas Muniz de Souza.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2532
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Maria Helena_assinado_assinado.pdf664,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.