Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2654
Título: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUAS MINERAIS COMERCIALIZADAS NAS CIDADES DO VALE DO JAMARI, AMAZÔNIA OCIDENTAL, RONDÔNIA - BRASIL
Autor(es): Vieira, Fernanda Guimarães
Zan, Renato André
Palavras-chave: Água mineral
Coliformes fecais
Escherichia coli
Data do documento: 9-Dez-2013
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de avaliar a qualidade microbiológica de forma qualitativa, e quantitativamente as propriedades físico-químicas das águas minerais comercializadas na Região do Vale do Jamari – Rondônia – Brasil, composta hoje por nove municípios. Para as análises foram utilizadas seis marcas diferentes e de cada uma delas, três lotes distintos. Ao se tratar das análises da qualidade microbiológica foi utilizado o método rápido de Colitag em 100 ml de água mineral, identificando a presença de Coliformes totais e Coliformes termotolerantes (Escherichia coli). As análises físico-químicas avaliaram os parâmetros de pH, condutividade elétrica, temperatura, turbidez e a concentração de flúor presente. Os resultados apresentaram contaminação com bactérias do grupo coliformes totais em todos os lotes analisados, e em alguns a presença de Escherichia coli. Em relação às análises físico-químicas a maioria das marcas apresentou resultados próximos em comparação às informações contidas nos rótulos.
Descrição: Mestre em Química, Coordenador do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Estado de Rondônia (IFRO), Ji-paraná, RO. renato-zan@hotmail.com Acadêmica do Curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes, RO. Farmacêutica Generalista pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes, RO. Mestre em Biologia, Doutorando do Programa de Pós Graduação em Biologia Experimental da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, RO.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2654
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo agua mineral 2013 (1).pdf359,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.