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Título: Sofrimento mental no acadêmico de enfermagem: práticas integrativas complementares como estratégias terapêuticas
Autor(es): Santos, Pâmela Kivia Maifrede dos
Ramos, Elis Milena Ferreira do Carmo
Palavras-chave: Acadêmicos
Ansiedade
Depressão
Estresse
Saúde Mental
Data do documento: 2020
Resumo: É notório que os transtornos mentais não se restringem apenas a um ciclo da sociedade, tão pouco a determinados espaços geográficos, assim como é sabido que nos últimos anos as estatísticas mostram que os aumentos das doenças mentais tiveram um aumento significativo, tendo como consequências comprometimento das relações sociais e interpessoais. Não é diferente no ambiente universitário, uma vez que essas questões psicossociais interferem no desenvolvimento do estudante, tal como na qualidade de vida e na futura profissão. A rotina universitária dos acadêmicos de enfermagem é permeada por mudanças, como crescimento pessoal, frustação, medos e incertezas. Frequentemente os futuros enfermeiros desenvolvem sentimentos ao longo da graduação, como preocupação, angústia e desapontamento quando não alcançam o desejado gerando impaciência e irritabilidade, consequentemente afetando no desempenho acadêmico e no cuidado ofertado em ambiente de estágio. O objetivo central da pesquisa visa abordar sobre os transtornos mentais nos acadêmicos do último ano de enfermagem, conceituando o que são os transtornos mentais, especificando cada um deles, como a depressão, a ansiedade e o estresse, estes que são os mais comuns entre os universitários. A metodologia utilizada para o estudo foi uma revisão bibliográfica de caráter descritivo exploratório, este tipo de pesquisa é responsável por avançar o conhecimento, ressaltando que para esse evento é preciso primeiro reconhecer o que outros pesquisadores já abordaram. Entres os instrumentos para o levantamento de dados foram utilizados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e Sistema de Informações da OMS (Organização Mundial da Saúde), Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool Drogas (SMAD), OPAS/OMS, entre os anos de 2015 a 2020. Os resultados mostram que cabe a instituição identificar a melhor prática que se adeque ao contexto universitário, que traga ao estudante acolhimento, conforto e segurança para se inserir na atividade proposta, na perspectiva das Práticas integrativas e Complementares.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2851
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