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https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3085
Título: | ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO CONCRETO CONVENCIONAL COM ADIÇÃO DE FIBRAS DE AÇO DE PNEUS DESCARTADOS |
Autor(es): | SILVA, FRANKCIEL CESAR DA Dias, Bruno de Oliveira |
Palavras-chave: | Concreto reforçado Fibras de aço Pneus inutilizáveis Compressão axial Compressão diametral |
Data do documento: | 2021 |
Resumo: | A utilização das fibras de aço no concreto é uma técnica que está em constante desenvolvimento, através de novas tecnologias e novos materiais construtivos que possibilitam melhoras estruturais, principalmente com relação ao seu alto desempenho de resistência à tração. Este trabalho tem como objetivo principal analisar as propriedades mecânicas do concreto com a inserção de fibras de aço oriundas de pneus inutilizáveis, pois existe uma grande demanda de pneus descartados irregularmente ao meio ambiente, gerando uma série de consequências ambientais, sociais, sanitárias e financeiras. Sendo assim, foram realizados 54 corpos de provas com traço de 1:2:3 (cimento, areia e brita) para o concreto sem adição de fibras de aço, e com teores de 15 kg de fibras de aço para 1 m³ de concreto (F15) e de 25 kg de fibras de aço para 1 m³ de concreto (F25), com a finalidade de comparar as características mecânicas entre o concreto convencional e o concreto com adição de fibras de aço. Após o processo de cura dos corpos de provas, estes foram submetidos aos ensaios de resistência à compressão axial de acordo com a NBR 5739/2018 e aos ensaios de compressão diametral conforme a NBR 7222/2011, como também, o “Slump Test” segundo a NBR NM 67/1998 para determinar a consistência do concreto. Por fim, é esperado que o concreto apresente resultados positivos, com uma melhor resistência à tração, aumento da tenacidade e maior controle de fissuração, proporcionalmente com o teor de fibras de aço utilizadas. |
URI: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3085 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Civil |
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