Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3177
Título: Afetividade na educação infantil: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Oliveira, Claudinéia De
Lima, Roger dos Santos
Palavras-chave: Importância
Afetividade
Educação Infantil
Data do documento: 2022
Resumo: A afetividade no âmbito educacional exerce um papel primordial no desenvolvimento do indivíduo, atualmente as escolas de Educação Infantil possuem uma grande importância em nossa sociedade, pois muitos pais por terem que trabalhar e não terem com quem deixar os seus filhos possuem a necessidade de colocá-los na escola, por tempo integral. Vale ressaltar que a afetividade na educação infantil é indispensável, principalmente para obter uma educação de qualidade, portanto, este estudo tem como objetivo compreender a importância dos vínculos afetivos e relacionamentos entre professor-aluno, deve ser positivo por exemplo, quando o professor demonstra ter afeto, é atencioso, ele sempre vai demonstrar se importar com o aluno sempre interagir e despertar interesse para o aluno, e eles desenvolvem e melhora o raciocínio o afeto e o cognitivo. Percebe-se que o afeto é um grande laço que liga a criança, familiares, professores e cuidadores é um conjunto onde estão relacionados a autoestima, amor, sentimentos e valores, são essas as relações entre professor e aluno que faz uma aprendizagem sadia e agradável. Durante a escolarização da criança imagina que haverá várias interações, nas quais a afetividade está presente em todos os sentidos, a escola deve oferecer um espaço de reflexão sobre a vida do aluno como um todo, sendo assim contribuindo para o desenvolvimento crítico e transformador, na qual não deveria dissociar-se da afetividade. Também é muito importante, acolher críticas sobre a condução do ensino de pais e alunos é muito interessante, exercer a escuta é um ponto chave para exercer a afetividade e aumentar a relação do educador e do educando. Entende-se que o professor é fundamental para a aprendizagem dos alunos, tornando a afetividade uns dos elementos que influenciam esse processo. Também é valido ressaltar que a afetividade não está apenas em tocar a criança, mas também as demonstrações e encorajamento do educador para com o aluno, é de suma importância que o professor acredite no potencial de seus alunos e valorize cada produção e criação da criança, colaborando assim para o desenvolvimento e habilidades, assim a criança terá um desenvolvimento com mais segurança e confiança.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3177
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDINÉIA DE OLIVEIRA.pdf878,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.