Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3184
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Donin, Camila Pereira | - |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Roger Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-23T23:31:31Z | - |
dc.date.available | 2023-01-23T23:31:31Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3184 | - |
dc.description.abstract | A integração educacional de alunos com deficiências, especialmente, no ensino escolar é uma das principais metas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação sendo assim o aluno surdo deverá ser incluído no ensino regular. Cabe ressaltar que a educação especial aproxima a pessoa surda da cidadania e de acessar outros instrumentos que a ela são disponíveis, principalmente, o de obter uma educação de qualidade e dignidade para trabalhar e conquistar seu espaço na sociedade, por isso, a educação não só alfabetiza, mas também desperta a consciência de que todo e qualquer indivíduo pode e deve estudar independente de limitações. Porém, nos casos excepcionais deve-se assegurar o livre acesso da criança a escola adequandose no que for necessário para o exercício escolar de qualquer pessoa. Para tanto, não menos importante menciona-se que a tecnologia aplicada no aprendizado desses alunos contribui substancialmente com todo resultado a ser alcançado que é trazer o suporte para o indivíduo por meio do conhecimento escolar com a intenção de entender como é feita a inclusão do aluno surdo, este trabalho abordou uma questão pertinente ao processo inclusão e aprendizagem do aluno surdo na educação infantil com base em breve histórico do aluno surdo na educação e a relação desses alunos com todos os interessados que compõe o processo educacional infantil. Esta abordagem se deu através de fundamentação teórica, baseada nas pesquisas bibliográficas seguindo as normas da pesquisa qualitativa, sendo possível encontrar os dados essenciais para a pesquisa em questão. Para melhor compreensão discorreremos sobre o papel da escola na inclusão do aluno surdo: o trajeto percorrido pelo aluno surdo no decorrer do tempo; o processo de inclusão do aluno surdo na educação infantil; a relação professor e escola com o aluno surdo da educação infantil. Mediante as reflexões apresentadas no estudo sobre a inclusão do aluno surdo na educação infantil tem como enfoque a trajetória histórica na educação bem como a inclusão deste nas instituições de ensino infantil; e ainda, a relação que se estabelece entre professor e/ou escola para com o aluno surdo da educação infantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNIFAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | A inclusão do aluno surdo na educação infantil | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAMILA PEREIRA DONIN.pdf | 812.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.