Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorBezerra, Daniela Lemos-
dc.contributor.advisor1Lima, Roger dos Santos-
dc.date.accessioned2023-01-24T00:32:31Z-
dc.date.available2023-01-24T00:32:31Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3190-
dc.description.abstractA pesquisa foi desenvolvida levando em consideração aspectos da educação formal, e tem como foco principal o período que corresponde ao ciclo de alfabetização infantil, evidenciando a alfabetização e o letramento como fundamentais no processo de aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo demonstrar conhecimentos atrelados a alfabetização na educação básica, tendo como foco, o estudo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e como ocorre a construção de conhecimentos cognitivos nessa etapa do ensino escolar. De tal forma, a pesquisa em questão, é de cunho bibliográfico e busca analisar as implicações da alfabetização no desenvolvimento educacional do aluno, discorrendo sobre assuntos atuais que abrangem á aprendizagem, na composição do assunto determinado são utilizados dados de relevância encontrados em artigos, revistas científicas, livros, documentos oficiais como a base nacional comum curricular, pacto nacional para a alfabetização na idade certa, plano nacional de educação, conselho nacional de educação e a constituição federal, para melhor compreender o ensino nessa fase educacional. A trajetória que o docente percorre para fazer com que seus alunos aprendam a ler e a escrever, no contexto do letramento é longa e complexa. Sendo assim, constatou-se ao final do trabalho que a educação formal é uma fonte de conhecimento que garante que o ser humano exerça a sua cidadania e é um meio que faz com que o mesmo se integre na sociedade atual. Ao decorrer da pesquisa foi possível compreender o papel da alfabetização e letramento na vida do indivíduo e então infereir que, a alfabetizão diz respeito á codificação e decodificação do código escrito e o letramento está relacionado com a utilização da linguagem em práticas sociais.pt_BR
dc.description.sponsorshipUNIFAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectCiclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.titleO ciclo da alfabetização na perspectiva do letramento: a alfabetização no contexto atualpt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELA LEMOS BEZERRA.pdf755,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.