Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3193
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Almeida, Náthali Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T01:06:58Z | - |
dc.date.available | 2023-01-24T01:06:58Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3193 | - |
dc.description.abstract | A avaliação da aprendizagem consiste em um instrumento educacional capaz de avaliar a evolução ou involução dos estudantes ao longo do processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo verificar como a avaliação da aprendizagem ocorreu nos anos iniciais do ensino fundamental no período da pandemia – COVID-19. A pesquisa é totalmente de cunho bibliográfico na qual buscou-se autores que pesquisaram/pesquisam sobre a avaliação da aprendizagem, e avaliação no período da pandemia da COVID-19. Esse tipo de investigação possibilita uma proximidade do pesquisador as literaturas já escritas acerca do problema em questão. Os principais aportes teóricos utilizados foram Luckesi (2013), Miquelante et al (2017), Costa e Nascimento (2020), Valle e Marcom (2020), Souza e Almeida (2020), Baldes (2021), entre outros. A partir da análise da literatura pode-se observar que a avaliação da aprendizagem não se constitui apenas em classificar os alunos em aptos ou inaptos, mas sim, averiguar se as competências e habilidades estão sendo atingidas com êxito. Visto que, quando a avaliação é tomada como uma prática na qual se atribui o valor do trabalho realizado, não há qualidade, a avaliação nesse sentido, vai perdendo sua natureza. Conforme as observações, a avaliação da aprendizagem no período da pandemia da COVID-19, ocorreu de forma remota, e que o foco nesse período estava centrado na relação afetiva (escola x estudante). Sendo assim, conclui-se que, o educador necessita conhecer a realidade dos seus estudantes, para que possa escolher a melhor alternativa de averiguar o desenvolvimento da aprendizagem. Quando a avaliação ocorre de forma coerente, colhe-se belos frutos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNIFAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem em tempos de pandemia nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NÁTHALI SANTOS DE ALMEIDA.pdf | 666.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.