Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3195
Título: O lúdico como intervenção em crianças diagnosticadas com TDAH em anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Limberger, Tainara Jesus
Lima, Roger dos Santos
Palavras-chave: TDAH
Ludicidade
Tratamento
Multidisciplinar
Família
Data do documento: 2022
Resumo: A presente pesquisa trata sobre o lúdico como intervenção em crianças diagnosticadas com TDAH nos anos iniciais do ensino fundamental. Tendo como objetivo, analisar a importância os jogos e brincadeiras no desenvolvimento de crianças diagnosticadas com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental. Para se chegar a tal objetivo, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, seguindo os preceitos de Gil (2002), com uma abordagem da pesquisa qualitativa, utilizando como ferramenta de organização textual o fichamento. As fontes bibliográficas usadas nesse trabalho foram extraídas de artigos e livros renomados, de autores que discorrem sobre o tema, publicados em sua maioria nos últimos cinco anos. No decorrer da pesquisa, identificamos que o TDAH causa falta de atenção, concentração, impulsividade e hiperatividade, sendo descoberto geralmente na pré-escola, recebendo um tratamento multidisciplinar que envolve vários profissionais de diversas áreas como: saúde, saúde mental, educação, todos esses profissionais trabalham juntamente com a família para que a criança alcance com mais sucesso o seu objetivo. O tratamento exige muito esforço e paciência de todos os envolvidos, pois as crianças com TDAH, muitas vezes, não conseguem se concentrar e realizar sua tarefa por completo, sendo que por isso a necessidade de inserirmos o lúdico no cotidiano da criança não só na escola, mais nos afazeres de casa, sendo que o lúdico desenvolve, concentração atenção e relaxamento da criança. São atividades simples que podemos realizar com tinta, giz, garrafa pet, lápis de cor, recorte de papel, montar objetos com pet, madeira, lã entre outros, podemos utilizar jogos de memória, quebra cabeça, o corpo e a respiração para proporcionar o relaxamento. Ao longo da pesquisa evidenciamos que o lúdico traz resultados para o desenvolvimento da criança, e que o envolvimento da família proporciona um aumento no desenvolvimento da mesma.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3195
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAINARA JESUS LIMBERGER.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.