Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3363
Título: A piscicultura como proposta de mitigação aos impactos ambientais antrópicos na região do vale do Jamari
Autor(es): Castro, Ana Carolina Martins De
Persch, Hudson Carlos Avancini
Palavras-chave: Água Doce
Peixe nativo
Produção
Vale do Jamari
Data do documento: 2023
Resumo: A piscicultura é uma atividade aquícola que tem como a população de animais cativos e no Brasil se expande rapidamente devido aos abundantes recursos hídricos, quantidade e qualidade concentram-se principalmente na região Norte. Este estudo teve o objetivo de descrever a piscicultura ecológica, sua contribuição ao fomento da economia e desenvolvimento na região do Vale do Jamari, no estado de Rondônia, no norte do Brasil. Verificou-se as condições os aspectos ambientais, econômicos e normativos da piscicultura em todas os municípios do Vale do Jamari, abarcando propriedade de porte grande, médio e pequeno, dos quais buscou observar aspectos construtivos, tipo e quantidade de piscicultura, e requisitos técnicos e legais para implantação de sistemas de reprodução. No entanto, desafios frequentes como falta de planejamento, má gestão e políticas públicas ineficazes são problemas enfrentados pela produção de alevinos de espécies nativas na região, fatores que levam pequenos produtores a abandonarem os investimentos. O estudo foi de caráter qualitativo e quantitativo, realizado desde quando a atividade chegou no estado até o ano de 2023, utilizando o estudo de material bibliográfico como procedimento metodológico. Clima favorável, recursos hídricos abundantes e perspectivas comerciais promissoras graças a um grande mercado consumidor fazem com que a piscicultura de Rondônia se destaque no país. Como resultado, a região do Vale do Jamari, ressalva a preocupação mitigar os impactos ao meio ambiente com atividades compatíveis, nesse viés teve desenvolvimento significativo no setor da piscicultura. Os resultados mostraram que essa atividade tem se tornado uma economia promissora nos municípios, embora seja prática comum dos produtores a construção de açudes para armazenar água para diversos fins, tais como: criação de peixes para consumo doméstico ou para venda, para lazer e dessedentação de animais, nem sempre observam os problemas ambientais e a necessidade de ações ecologicamente adequadas. O estudo possibilitou compreender a atuação dos produtores, mostrando que a produção de peixes nativos é fundamental para o desenvolvimento econômico da região.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3363
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CAROLINA MARTINS DE CASTRO.pdf682,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.