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https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3638
Título: | UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE BORRACHA DE PNEU COMO SUBSTITUIÇÃO DE AGREGADO MIÚDO EM CONCRETO |
Autor(es): | SOUZA LIMA, CARLOS EDUARDO Ferreira Costa, Philippe Thiago |
Palavras-chave: | sílica ativa Concreto borracha |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | O concreto é um dos materiais mais utilizados dentro da construção civil, sendo composto por cimento, agregrado graúdo, agregado miúdo e água. Aditivos e adições são produtos adicionais, utilizados quando o concreto necessita de uma melhora em seu desempenho. Esse material apresenta alta resistência e durabilidade devido a adições de minerais, neste trabalho foi utilizado a sílica ativa. Para alcançar uma resistência alta, o fator água/cimento foi baixissimo, foi possível através da utilização do aditivo superplastificante. A adição da borracha é uma alternativa ecológica e econômica para o concreto e, também para solucionar um problema ambiental no Brasil e no mundo, pois existi toneladas de borrachas derivadas de pneus velhos e não possuem utilidade para todo esse montante e não possui local de descarte ideal, isto está se tornando um problema crescente no meio ambiente. O presente trabalho analisa a resistência à compressão deste material com dois traços, diferenciando-se apenas na porcentagem da adição da borracha. Notou-se primeiramente que a adição da borracha no concreto apresentou uma menor trabalhabilidade, assim precisando para fins práticos utilizar aditivo químico. Foram realizados os ensaios dos materiais seguindos as NBR, com os resultados desses ensaios foi realizado o traço e para a realização do concreto foi seguido os passos das Normas Brasileiras Regulamentadoras. Com relação à resistência à compressão, foi possível analisar o resultado aos 3, 7 e 28 dias. E por fim, o resultado do concreto com adição de borracha não foi o esperado, obtendo resistências inferiores a 1 MPa dentro dos 7 dias e só no dia 28 que chegou a uma resistência de 10,99 MPa. |
URI: | https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3638 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Civil |
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