Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3709
Título: | Educação em saúde: estratégias para prevenir a automedicação |
Autor(es): | Souza de Oliveira, Nayara Gomes Bruno, Katia Regina |
Palavras-chave: | Automedicação; Educação em Saúde; Enfermagem; Desinformação e Saúde |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | A automedicação é uma prática crescente que implica riscos à saúde pública, especialmente em um contexto onde o fácil acesso a informações nem sempre confiáveis favorece a adoção de comportamentos inadequados. Com o avanço das tecnologias de comunicação e a proliferação de conteúdos médicos não verificados, a desinformação em saúde torna-se um agravante, intensificando os riscos de automedicação e de complicações que variam desde reações adversas até a óbitos. Nesse cenário, o papel do enfermeiro é essencial, visto que, por meio de intervenções educativas, esse profissional pode orientar e conscientizar a população sobre os perigos da automedicação e o uso racional de medicamentos. Este trabalho visa explorar as práticas de automedicação e investigar as estratégias educativas que o enfermeiro pode utilizar para minimizar essa prática. Por meio de uma revisão bibliográfica, são analisadas as causas e consequências da automedicação e o impacto das ações educativas em saúde. Os resultados indicam que as intervenções do enfermeiro são fundamentais na promoção de práticas seguras, contribuindo para a redução dos riscos e para o fortalecimento da saúde coletiva. |
URI: | https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3709 |
Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação em saúde - estratégias para prevenir a automedicação.pdf | TCC - Nayara Souza de Oliveira | 607.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.