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Título: Educação em saúde: estratégias para prevenir a automedicação
Autor(es): Souza de Oliveira, Nayara
Gomes Bruno, Katia Regina
Palavras-chave: Automedicação; Educação em Saúde; Enfermagem; Desinformação e Saúde
Data do documento: 2024
Resumo: A automedicação é uma prática crescente que implica riscos à saúde pública, especialmente em um contexto onde o fácil acesso a informações nem sempre confiáveis favorece a adoção de comportamentos inadequados. Com o avanço das tecnologias de comunicação e a proliferação de conteúdos médicos não verificados, a desinformação em saúde torna-se um agravante, intensificando os riscos de automedicação e de complicações que variam desde reações adversas até a óbitos. Nesse cenário, o papel do enfermeiro é essencial, visto que, por meio de intervenções educativas, esse profissional pode orientar e conscientizar a população sobre os perigos da automedicação e o uso racional de medicamentos. Este trabalho visa explorar as práticas de automedicação e investigar as estratégias educativas que o enfermeiro pode utilizar para minimizar essa prática. Por meio de uma revisão bibliográfica, são analisadas as causas e consequências da automedicação e o impacto das ações educativas em saúde. Os resultados indicam que as intervenções do enfermeiro são fundamentais na promoção de práticas seguras, contribuindo para a redução dos riscos e para o fortalecimento da saúde coletiva.
URI: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3709
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