Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3902
Título: Enfermagem na prevenção e manejo do risco de suicídio em adolescentes
Autor(es): SILVA, KÉLITA MARTINS DA
Camilo, Gleicy Kelly
Palavras-chave: adolescente;
comportamento suicida;
cuidados de enfermagem.
enfermagem;
prevenção do suicídio.
Data do documento: 2025
Resumo: O suicídio na adolescência constitui um grave problema de saúde pública, exigindo abordagens especializadas e multiprofissionais para seu enfrentamento. Este artigo, uma revisão bibliográfica, tem como objetivo geral analisar o papel da enfermagem na identificação, prevenção e manejo do risco de suicídio em adolescentes. Justifica-se pela alarmante magnitude do fenômeno, sendo a quarta causa de morte entre jovens globalmente, e pela posição estratégica do enfermeiro como primeiro contato em diversos contextos de saúde. A problemática central reside na frequente incapacitação desses profissionais para lidar com a complexidade do comportamento suicida, agravada por formação deficitária e estigmas sociais. O método escolhido foi a revisão bibliográfica sistemática seguindo as etapas preconizadas para pesquisas desta natureza. A busca pelos artigos foi realizada em bases de dados científicas de relevância na área da saúde, como Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Banco Virtual em Saúde Enfermagem (BVS) Foram utilizados os descritores combinados por meio dos operadores booleanos "AND" e "OR", com os termos: ("Enfermagem" OR "Cuidados de Enfermagem") AND ("Suicídio" OR "Comportamento Autodestrutivo" OR "Ideação Suicida") AND ("Adolescente" OR "Juventude") AND ("Prevenção" OR "Manejo"). Foram estabelecidos como critérios de inclusão: artigos originais e de revisão, publicados nos últimos 5 anos (2020- 2025), nos idiomas português, inglês ou espanhol, e que abordassem diretamente a atuação do enfermeiro junto a adolescentes na contextos de risco suicida. O processo de seleção resultou inicialmente na identificação de 38 artigos. Após a leitura de títulos, resumos e aplicação dos critérios de elegibilidade, 11 estudos compuseram o corpus de análise final desta revisão. 27 artigos foram excluídos por não abordarem diretamente sobre a atuação do enfermeiro junto a adolescentes em contexto de risco suicida, artigos com mais de cinco anos de publicados, não indexados. Os resultados evidenciam que a atuação de enfermagem é multidimensional, iniciando-se com acolhimento empático e avaliação sistemática de risco, e estendendo-se à educação em saúde, articulação interdisciplinar e fortalecimento de redes de apoio. Conclui-se que o enfermeiro desempenha papel crucial e insubstituível, mas enfrenta barreiras significativas relacionadas à formação acadêmica e às condições de trabalho. Recomenda-se a incorporação robusta do tema nos currículos de graduação e a implementação de programas de educação permanente para qualificar a assistência e reduzir as taxas de suicídio entre adolescentes.
URI: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3902
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO - KÉLITA MARTINS DA SILVA.pdf622.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.