Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3184
Título: A inclusão do aluno surdo na educação infantil
Autor(es): Donin, Camila Pereira
Lima, Roger Santos
Palavras-chave: Inclusão
Educação infantil
Aluno
Surdo
Professor
Data do documento: 2022
Resumo: A integração educacional de alunos com deficiências, especialmente, no ensino escolar é uma das principais metas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação sendo assim o aluno surdo deverá ser incluído no ensino regular. Cabe ressaltar que a educação especial aproxima a pessoa surda da cidadania e de acessar outros instrumentos que a ela são disponíveis, principalmente, o de obter uma educação de qualidade e dignidade para trabalhar e conquistar seu espaço na sociedade, por isso, a educação não só alfabetiza, mas também desperta a consciência de que todo e qualquer indivíduo pode e deve estudar independente de limitações. Porém, nos casos excepcionais deve-se assegurar o livre acesso da criança a escola adequandose no que for necessário para o exercício escolar de qualquer pessoa. Para tanto, não menos importante menciona-se que a tecnologia aplicada no aprendizado desses alunos contribui substancialmente com todo resultado a ser alcançado que é trazer o suporte para o indivíduo por meio do conhecimento escolar com a intenção de entender como é feita a inclusão do aluno surdo, este trabalho abordou uma questão pertinente ao processo inclusão e aprendizagem do aluno surdo na educação infantil com base em breve histórico do aluno surdo na educação e a relação desses alunos com todos os interessados que compõe o processo educacional infantil. Esta abordagem se deu através de fundamentação teórica, baseada nas pesquisas bibliográficas seguindo as normas da pesquisa qualitativa, sendo possível encontrar os dados essenciais para a pesquisa em questão. Para melhor compreensão discorreremos sobre o papel da escola na inclusão do aluno surdo: o trajeto percorrido pelo aluno surdo no decorrer do tempo; o processo de inclusão do aluno surdo na educação infantil; a relação professor e escola com o aluno surdo da educação infantil. Mediante as reflexões apresentadas no estudo sobre a inclusão do aluno surdo na educação infantil tem como enfoque a trajetória histórica na educação bem como a inclusão deste nas instituições de ensino infantil; e ainda, a relação que se estabelece entre professor e/ou escola para com o aluno surdo da educação infantil.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/3184
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA PEREIRA DONIN.pdf812,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.