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Título: Arquitetura de creches: espaços de aprendizagem
Autor(es): Da Silva Pape, Karina
Sousa de Lopes, Lincoln
Palavras-chave: Arquitetura escolar; Interdisciplinaridade; Psicologia Ambiental
Data do documento: 2024
Resumo: A arquitetura escolar vai além da estrutura física e da funcionalidade dos espaços; ela envolve também a criação de ambientes que considerem a interdisciplinaridade, especialmente em relação à pedagogia e à psicologia ambiental. Este estudo teve como objetivo desenvolver um projeto arquitetônico de uma creche para o bairro Jardim América, em Ariquemes-RO. A metodologia incluiu uma revisão bibliográfica descritiva do tema, o levantamento do número de alunos que residem no bairro, mas que estudam em outras localidades devido à falta de uma escola no bairro, e a execução do projeto arquitetônico utilizando os softwares AutoCad e SketchUp, baseando-se nos princípios legais e teóricos identificados na revisão. Os resultados indicam que a arquitetura de creche deve refletir a identidade pedagógica da instituição, criando um espaço seguro, inclusivo e estimulante. Além disso, a proposta deve favorecer o aprendizado e o bem-estar tanto dos alunos quanto da comunidade escolar. Conclui-se que esses objetivos só podem ser alcançados por meio da interdisciplinaridade dos profissionais envolvidos no processo de planejamento e execução do projeto.
URI: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/3681
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